Temas de PROJECTO (2002-2003)

Departamento de Biologia da UA

 

Referência: 

P-36

 

Título: 

Efeito das propriedades do solo no potencial tóxico de substâncias químicas usando o colêmbolo Hypogastrura assimilis como organismo-teste. (1 vaga)

Docente: 

Dr. Amadeu Soares

 

Projecto: 

O solo é um meio complexo, no qual as propriedades físicas, químicas e biológicas são altamente heterogéneas. A distribuição horizontal e vertical dos elementos textura e estrutura no solo, e as consequentes variações nas propriedades físico-químicas, levam a variações na sorpção, desorpção, transporte e permeabilidade da água e ar do solo. Os factores abióticos do solo afectam e regulam vários processos biológicos, influenciando os organismos do solo (sejam microorganismos ou invertebrados), o que se reflecte na ocorrência, distribuição e densidade de populações, e na actividade de organismos no espaço e no tempo. Portanto, existem íntimas relações entre as propriedades físico-químicas, organismos e processos biológicos do solo. O solo serve de depósito permanente ou temporário para qualquer substância química que atinja a sua superfície. O destino do composto químico, i.é., se se degrada, se fica ligado a componentes do solo (matéria orgânica, partículas minerais), ou se aparece nas águas superficiais ou subterrâneas, é determinado pela combinação das relações mencionadas acima e pelas propriedades de um dado químico, i.é., o risco de os organismos estarem expostos e a taxa de redução de mecanismos biológicos. O estudo que aqui se propõe envolve a análise do efeito das propriedades do solo no potencial tóxico de substâncias químicas e nos organismos de solo. A espécie Hypogastrura assimilis é um organismo de solo, um Colêmbolo, pertencente ao grupo dos insectos terrestres da fauna edáfica, importantes para o bom funcionamento do ecossistema. Os machos e fêmeas são distinguidos facilmente, as fêmeas são 2 vezes maiores do que os machos e de cor mais clara e estes indivíduos têm algum comportamento social. O teste a realizar nestes organismos já esta desenvolvido embora não padronizado, sendo uma "porta aberta" para futuros trabalhos. O estudo compreende a realização de testes de reprodução em laboratório, usando Hypogastrura assimilis, em diferentes tipos de solo e o efeito da aplicação de um tóxico em diferentes concentrações, analisando os efeitos nefastos para a espécie em causa. Paralelamente, estudar-se-ão o(s) efeito(s) do tipo de solo sobre a toxicidade do composto químico, ou seja, qual a interferência das propriedades do solo nas características do tóxico. A associação de determinados tipos de solo ao composto químico pode aumentar ou diminuir o efeito tóxico, reflectindo-se, por exemplo, na sobrevivência e reprodução dos organismos usados nos ensaios. 

Referências

Folker-Hansen, P., P. H. Krogh, et al. (1996). "Effect of dimethoate on body growth of representatives of the soil living mesophauna." Ecotoxicol. Environ. Saf. 33: 207-216. 

Martikainen, E. A. T. and P. H. Krogh (1999). "Effects of soil organic matter content and temperature on toxicity of dimethoate to Folsomia fimetaria (Collembola: Isotomiidae)." Env. Toxicol. Chem. 18(5): 865-872. 

Krogh, P. H. (1995). "Does a heterogeneous distribution of food or pesticide affect the outcome of toxicity tests with Collembola?" Ecotoxicol. Environ. Saf. 30: 158-163.  

 

LISTA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

Topo