Projecto: |
Um dos
principais problemas associados ao o estudo da biodiversidade é a
dificuldade e complexidade da bibliografia de apoio ao trabalho
laboratorial e de campo. Muita informação encontra-se dispersa ou
organizada em moldes que a torna pouco útil para o utilizador não
especialista. A terminologia usada, mesmo quando em português, é de
difícil compreensão necessitando o uso frequente de glossários e outros
instrumentos de apoio. Outro aspecto não menos importante, e de certo modo
relacionado com o acima dito, é a necessidade dos professores terem
instrumentos que lhes permitam cativar a atenção e participação dos alunos
na aprendizagem dos conteúdos curriculares, nomeadamente nas áreas do
estudo da biodiversidade. Os sistemas educativos vêem-se confrontados, nas
sociedades modernas, com múltiplas exigências e solicitações cuja resposta
nem sempre é linear. Hoje o impacto das novas tecnologias de informação
cedo condiciona a forma de estar na vida e de assimilar informação nas
camadas mais jovens da população. Para muitos destes jovens (ensinos do
primeiro e segundo ciclo) o tratamento convencional dos conteúdos
curriculares revela-se por vezes pouco efectivo. Neste sentido, no nosso
laboratório, têm vindo a ser elaborados instrumentos que visam facultar o
acesso a conteúdos que permitam aos professores, e outros utilizadores de
informação, a auto-actualização e recurso a novas metodologias e
experiências. Trata-se de sistemas de armazenamento e manipulação de
informação que visam integrar num formato digital portátil várias áreas do
conhecimento, nomeadamente da Botânica. Estes sistemas passaram pela
construção de um programa de identificação e caracterização da flora
terrestre, nome de código "Projecto GRIEG" (versões I e II) concebido para
a identificação e caracterização morfológica de plantas. Actualmente o
trabalho encontra-se numa fase de repensar os conceitos e estratégias já
implementados no sentido de transformar estes sistemas em instrumentos
"abertos" capazes de serem utilizados pelas diferentes áreas da Biologia.
Em especial daquelas onde existe necessidade de sistematizar o
conhecimento com recurso a texto e imagens. Estas novas linhas directrizes
têm vindo a ser implementadas no trabalho denominado "Programa de
Identificação - Eflor@" que se encontra numa fase de consolidação
programática pós migração das versões GRIEG. São objectivos do presente
estudo (a) contribuir para a definição de estratégias que visem aproximar
os conteúdos dos futuros utilizadores, nomeadamente na construção de
soluções para os módulos interactivos; (b) estudar e propor a estrutura da
base de dados; e por último simular acontecimentos de
utilização/destruição das soluções/programações implementadas com o fim de
avaliar a robustez do sistema.
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