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       Projecto:   | 
    
       Um dos 
      principais problemas associados ao o estudo da biodiversidade é a 
      dificuldade e complexidade da bibliografia de apoio ao trabalho 
      laboratorial e de campo. Muita informação encontra-se dispersa ou 
      organizada em moldes que a torna pouco útil para o utilizador não 
      especialista. A terminologia usada, mesmo quando em português, é de 
      difícil compreensão necessitando o uso frequente de glossários e outros 
      instrumentos de apoio. Outro aspecto não menos importante, e de certo modo 
      relacionado com o acima dito, é a necessidade dos professores terem 
      instrumentos que lhes permitam cativar a atenção e participação dos alunos 
      na aprendizagem dos conteúdos curriculares, nomeadamente nas áreas do 
      estudo da biodiversidade. Os sistemas educativos vêem-se confrontados, nas 
      sociedades modernas, com múltiplas exigências e solicitações cuja resposta 
      nem sempre é linear. Hoje o impacto das novas tecnologias de informação 
      cedo condiciona a forma de estar na vida e de assimilar informação nas 
      camadas mais jovens da população. Para muitos destes jovens (ensinos do 
      primeiro e segundo ciclo) o tratamento convencional dos conteúdos 
      curriculares revela-se por vezes pouco efectivo. Neste sentido, no nosso 
      laboratório, têm vindo a ser elaborados instrumentos que visam facultar o 
      acesso a conteúdos que permitam aos professores, e outros utilizadores de 
      informação, a auto-actualização e recurso a novas metodologias e 
      experiências. Trata-se de sistemas de armazenamento e manipulação de 
      informação que visam integrar num formato digital portátil várias áreas do 
      conhecimento, nomeadamente da Botânica. Estes sistemas passaram pela 
      construção de um programa de identificação e caracterização da flora 
      terrestre, nome de código "Projecto GRIEG" (versões I e II) concebido para 
      a identificação e caracterização morfológica de plantas. Actualmente o 
      trabalho encontra-se numa fase de repensar os conceitos e estratégias já 
      implementados no sentido de transformar estes sistemas em instrumentos 
      "abertos" capazes de serem utilizados pelas diferentes áreas da Biologia. 
      Em especial daquelas onde existe necessidade de sistematizar o 
      conhecimento com recurso a texto e imagens. Estas novas linhas directrizes 
      têm vindo a ser implementadas no trabalho denominado "Programa de 
      Identificação - Eflor@" que se encontra numa fase de consolidação 
      programática pós migração das versões GRIEG. São objectivos do presente 
      estudo (a) contribuir para a definição de estratégias que visem aproximar 
      os conteúdos dos futuros utilizadores, nomeadamente na construção de 
      soluções para os módulos interactivos; (b) estudar e propor a estrutura da 
      base de dados; e por último simular acontecimentos de 
      utilização/destruição das soluções/programações implementadas com o fim de 
      avaliar a robustez do sistema. 
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