Temas de PROJECTO (2004-2005)

Departamento de Biologia da UA

Referência: 

P-15

 

Título: 

O “risco de predação”: efeitos sub-letais e consequências ecológicas.

Docente: 

Amadeu Soares

 

Projecto: 

Os organismos exibem respostas sub-letais a alterações ambientais quer sejam elas naturais ou antropogénicas. Os efeitos sub letais, i.e que alteram o comportamento, fisiologia, morfologia ou estratégias de reprodução dos organismos, têm recebido ultimamente grande atenção uma vez que permitem uma melhor compreensão da ecologia das espécies, dinâmica das populações, padrões de distribuição e integridade dos ecossistemas. Estes efeitos sub-letais têm sido estudados quer através de investigação direccionada para a avaliação de risco ecológico de agentes tóxicos quer através de estudos de predação ou “risco de predação”

As interacções predador-presa têm contribuído grandemente para o estudo das relações inter-específicas esclarecendo a evolução dos mecanismos de defesa de certas espécies e as consequências evolutivas dos efeitos sub-letais provocados por essas interacções. O risco de predação é efectivo quando existe uma probabilidade de mortalidade devido à predação. A detecção desse risco de predação por parte da presa assenta em determinadas pistas ou sinais enviados pelos predadores. Se os sinais visuais são importantes e imediatos existem também pistas químicas enviadas por predadores que despoletam essa resposta à predação e induzem efeitos sub-letais nas mais variadas espécies. Os macroinvertebrados aquáticos têm mostrado uma gama de respostas ao risco de predação que inclui alterações morfológicas e comportamentais. Estas respostas têm como consequência alterações nas taxas metabólicas, fecundidade e sobrevivência das espécies bem como alterações na selecção de habitats.

Este trabalho tem como objectivo avaliar os efeitos sub-letais de um macroinvertebrado de água doce exibidos como resposta a um predador (espécie a escolher). Para tal avaliar-se-ão, em laboratório, efeitos nas taxas de alimentação, nas taxas respiratórias e também efeitos comportamentais e ao nível do crescimento de um Tricóptero (Sericostoma spp.). Espera-se que a avaliação dos efeitos sub-letais exibidos como resposta ao predador ajude a compreender melhor não só a ecologia da espécie em questão mas também os mecanismos de defesa exibidos e as consequências ecológicas das interacções predador –presa em sistemas naturais.

 

LISTA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 42                

Topo