Uma formação de
2º ciclo deve ter uma muito forte componente prática. Aposta-se
numa forte componente teórico-prática e prática que permita aos
alunos aprofundar conhecimentos e adquirir treino laboratorial nas
metodologias modernas de Biologia Molecular e Celular.
Embora não se excluam aulas teóricas tradicionais, mais de 80% das
disciplinas têm um cariz teórico-prático e prático, podendo o ensino
ser ministrado
na forma de
análise de problemas ou de estudos de caso. Esta metodologia é
propiciada pelo carácter obrigatório das aulas teórico-práticas e
das aulas práticas, sendo também facilitada pelo redução do número
de estudantes por turma, que em ensino de segundo ciclo não deverá
ultrapassar os 15 estudantes. A existência de disciplinas
específicas de laboratório permite ao formando adquirir e/ou
aperfeiçoar as competências necessárias para a área específica de
conhecimento. As disciplinas de seminário têm como objectivo básico
treinar o estudante nas várias técnicas de apresentação e
comunicação da ciência, através de apresentações orais obrigatórias
do seu trabalho no simpósio de pós-graduação e de apresentações em
simpósios ou congressos, na forma oral ou de painéis. Haverá,
também, uma componente de ensino à distância, em todas as
disciplinas.