Licenciatura de 4 anos Lectivos
Objectivos
O curso visa fornecer a informação adequada que permita aos alunos realizar a aprendizagem das matérias que vão leccionar, os conteúdos básicos da Biologia e Geologia e das Ciências da Educação que fundamentem a sua actuação como professores.
Através da Prática Pedagógica (estágio curricular nas escolas) pretende-se ainda que os alunos vão progressivamente tomando contacto com o seu futuro meio de acção e com os problemas concretos da sua futura profissão, dando-lhes um sentido da aplicação prática da formação teórica que receberam durante o curso.
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Saídas Profissionais
Os licenciados em Ensino de Biologia e Geologia estão habilitados fundamentalmente à docência de Biologia e Geologia no Ensino Secundário e no 3º Ciclo do Ensino Básico. Poderão ainda desempenhar actividades associadas à edição de livros, materiais didácticos e multimédia, à divulgação das ciências naturais e à educação ambiental, à promoção do património geológico e parques naturais e turismo ecológico.
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Plano de Estudos
O Plano de Estudos abaixo descrito aplica-se ao 1º ano do curso a partir do ano lectivo de 2001-2001 e aos restantes anos a partir do ano lectivo de 2002-2003.
1º Ano |
Semestre |
Área/
Sub-Área
|
Disciplinas
|
H|S
T|TP|P
|
U.C.
|
ECTS |
1º |
M
|
Matemática I
|
2|3|0
|
4.0
|
7,0 |
F
|
Física Geral
|
3|1|2
|
4.5
|
7,5 |
Q
|
Química
Básica
|
2|1|2
|
3.5
|
5,5 |
B
|
Biologia I
|
2|0|2
|
3.0
|
5,5 |
I
|
Introdução
às Tecnologias de Informação e Comunicação
|
1|0|3
|
2.0
|
4,5 |
|
2º |
M
|
Matemática II
|
2|3|0
|
4.0
|
7,0 |
Q
|
Química
Biorgânica
|
2|1|3
|
4.0
|
8,0 |
B
|
Biologia II
|
2|1|2
|
3.5
|
7,0 |
GEO
|
Geologia Geral
|
2|1|4
|
4.0
|
8,0 |
2º Ano |
Semestre |
Área/
Sub-Área
|
Disciplinas
|
H|S
T|TP|P
|
U.C.
|
ECTS |
1º |
B
|
Bioestatística
|
2|2|0
|
3.5
|
5,5 |
B
|
Bioquímica e
Metabolismo I
|
3|0|2
|
4.0
|
6,5 |
B
|
Biodiversidade
I
|
3|0|2
|
4.0
|
6,5 |
GEO
|
Cristalografia
e Mineralogia
|
2|0|4
|
3.5
|
6,5 |
GEO
|
Geodinâmica
|
2|0|2
|
3.0
|
5,0 |
|
2º |
B
|
Biologia
Celular
|
3|0|2
|
4.0
|
7,0 |
B
|
Biodiversidade II
|
3|0|2
|
4.0
|
6,5 |
B
|
Biologia de
Campo
|
0|0|3
|
1.0
|
4,0 |
GEO
|
Petrologia
|
3|1|3
|
5.0
|
8,5 |
GEO
|
Geologia de
Campo
|
0|0|2
|
1.0
|
4,0 |
3º Ano |
Semestre |
Área/
Sub-Área
|
Disciplinas
|
H|S
T|TP|P
|
U.C.
|
ECTS |
1º |
B
|
Microbiologia
|
2|0|2
|
3.0
|
5,0 |
B
|
Fisiologia
Animal
|
3|0|2
|
4.0
|
7,0 |
GEO
|
Geoquímica
|
2|0|3
|
3.0
|
6,0 |
CE
|
História e
Filosofia da Educação
|
2|2|0
|
3.5
|
6,0 |
CE
|
Sociologia da
Educação e da Escola
|
2|2|0
|
3.5
|
6,0 |
|
2º |
B
|
Genética
|
2|0|2
|
3.0
|
6,0 |
B
|
Fisiologia
Vegetal
|
3|0|2
|
4.0
|
7,0 |
GEO
|
Estratigrafia
e Paleontologia
|
2|0|2
|
3.0
|
6,0 |
CE
|
Psicologia do
Desenvolvimento e da Aprendizagem
|
2|2|0
|
3.5
|
6,0 |
*
|
Opção Livre
|
|
3.0
|
5,0 |
4º Ano |
Semestre |
Área/
Sub-Área
|
Disciplinas
|
H|S
T|TP|P
|
U.C.
|
ECTS |
1º |
B
|
Ecologia I
|
3|0|3
|
4.0
|
7,5 |
B
|
Evolução
Biológica
|
2|0|0
|
2.0
|
4,0 |
GEO
|
Recursos
Geológicos
|
3|0|3
|
4.0
|
7,5 |
DTE
|
Tecnologia
Educativa em Ciências
|
1|0|3
|
2.0
|
5,0 |
DTE
|
Didáctica da
Biologia e Geologia I
|
2|0|2
|
3.0
|
6,0 |
|
2º |
B
|
Biologia
Humana e Saúde
|
3|0|0
|
3.0
|
5,0 |
B
|
Ecologia II
|
3|0|3
|
4.0
|
7,5 |
GEO
|
Geologia
Regional
|
2|0|3
|
3.0
|
5,5 |
DTE
|
Didáctica da
Biologia e Geologia II
|
2|0|2
|
3.0
|
6,0 |
CE
|
Organização
e Observação Escolar
|
2|0|2
|
3.0
|
6,0 |
5º Ano |
Semestre |
Área/Sub-Área
|
Disciplinas
|
H|S
|
U.C.
|
ECTS |
1º |
ENS
|
Seminário
(anual)
|
8
|
|
|
ENS
|
Prática
Pedagógica (anual)
|
24
|
|
|
|
2º |
ENS
|
Seminário
(anual)
|
8
|
8
|
15 |
ENS
|
Prática
Pedagógica (anual)
|
24
|
24
|
45 |
* Opção Livre - qualquer área
H/S
A carga horária semanal das actividades lectivas distribui-se por aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e práticas (P). Para os alunos do 1º ano é obrigatória a frequência de pelo menos dois terços das aulas teórico-práticas e práticas.
UC
Os cursos da UA estão organizados num sistema de unidades de créditos (UC), que atribui uma determinada valoração a uma disciplina. Este sistema condiciona o número de disciplinas a que um aluno se pode inscrever, bem como o número de disciplinas que pode deixar em atraso em cada ano curricular.
O cálculo da média final de curso é também condicionada pelo sistema de créditos, uma vez que a classificação de cada disciplina é ponderada pelo respectivo peso em unidades de crédito.
ECTS
O ECTS é um sistema europeu de transferência de créditos que possibilita aos alunos que participam em planos de mobilidade em universidades estrangeiras o reconhecimento imediato das disciplinas aí concluídas.
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Condições necessárias à concessão do grau de
Licenciatura
- obtenção de um número total mínimo de 162 unidades de crédito / 300 ECTS;
- obtenção de um número mínimo de unidades de crédito, por área científica, de acordo com o ponto seguinte;
- aprovação no Seminário e na Prática Pedagógica.
Áreas científicas e distribuição em unidades de crédito (UC/ECTS):
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
UC/ECTS |
- (B) Biologia |
54,0/97,5 |
- (GEO) Geociências |
29,5/57,0 |
- (M) Matemática |
8,0/14,0 |
- (F) Física |
4,5/7,5 |
- (Q) Química |
7,5/13,5 |
- (I) Informática |
2,0/4,5 |
- (CE) Ciências da Educação |
13,5/24,0 |
- (DTE) Didáctica e Tecnologia Educativa |
8,0/17,0 |
- (ENS) Ensino |
32,0/60,0 |
|
|
ÁREAS CIENTÍFICAS OPTATIVAS |
|
- Qualquer Área |
3,0/5,0 |
|
|
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