Uma formação de 2º
ciclo deve ter uma muito forte componente prática. Embora não se
excluam aulas teóricas tradicionais, mais de 80% das disciplinas têm
um cariz teórico-prático e prático, podendo o ensino ser ministrado
na forma de análise de problemas ou de estudos de caso. Esta
metodologia é propiciada pelo carácter obrigatório das aulas
teórico-práticas e das aulas práticas, sendo também facilitada pelo
redução do número de estudantes por turma, que em ensino de segundo
ciclo não deverá ultrapassar os 15 estudantes. A existência de
disciplinas específicas de campo e de laboratório permite ao
formando adquirir e/ou aperfeiçoar as competências necessárias para
a área específica de conhecimento. As disciplinas de seminário têm
como objectivo básico treinar o estudante nas várias técnicas de
apresentação e comunicação da ciência, através de apresentações
orais obrigatórias do seu trabalho no simpósio de pós-graduação e de
apresentações em simpósios ou congressos, na forma oral ou de
painéis. Haverá, também, uma componente de ensino à distância, em
todas as disciplinas.