Cinegética

 

 Jornadas Españolas de Conservación y Estudio de Mamíferos

Entre os dias 5 e 8 de Dezembro de 2003, o Dr. Carlos Fonseca, Assistente Convidado deste Departamento, participou nas “VI Jornadas Españolas de Conservación y Estudio de Mamíferos”, organizadas pela SECEM (Sociedade Espanhola para o Estudo e Conservação dos Mamíferos), que tiveram lugar em Ciudad Real, Espanha. Este ano o tema principal das jornadas foi a Biologia e Ecologia das Espécies Cinegéticas, uma vez que o IREC – Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos - esteve directamente envolvido na organização deste evento, que contou com a participação de cerca de 220 assistentes. Foram apresentados centenas de trabalhos, entre os quais um poster intitulado “Estado nutricional de lás poblaciones de jabali (Sus scrofa L) en el Centro de Portugal” da autoria de Carlos Fonseca, A. Alves da Silva, J. Alves, B. Bobek e AMVM Soares.

 ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela

Convidado pela Câmara Municipal de Gouveia e pela ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, o Dr. Carlos Fonseca participou numa Acção de Formação sobre Caça Maior, que teve lugar na cidade de Gouveia, no dia 9 de Janeiro de 2004. O tema abordado foi “O Javali – Biologia e Medidas de Gestão Populacional”, ao qual assistiram cerca de duas dezenas de gestores e técnicos de caça, guardas florestais auxiliares e caçadores da região da Serra da Estrela.

X Festa dos Caçadores do Norte e na VIII Mostra/Venda de Caça e outros produtos da terra, Macedo de Cavaleiros

Integrado na X Festa dos Caçadores do Norte e na VIII Mostra/Venda de Caça e outros produtos da terra, teve lugar, em Macedo de Cavaleiros, no dia 30 de Janeiro de 2004, um workshop intitulado “A Caça no contexto da Sociedade Portuguesa”, que contou com a participação de diversos representantes das várias organizações nacionais do sector da caça. O Dr. Carlos Fonseca foi convidado como representante das Instituições Universitárias ligadas à investigação em caça, designadamente em Caça Maior. Entre os vários assuntos abordados destacam-se o Ordenamento Cinegético, a Imagem do Caçador Português na Sociedade, o novo Projecto de Decreto Regulamentar da Caça, a Cinegética e o Turismo Regional, a Caça como Factor de Desenvolvimento Rural, entre outros.