4th International Wild Boar Symposium

Sessão de Abertura


O 4º Simpósio Internacional sobre o Javali realizou-se entre o dia 19 e 22 de Setembro, no Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF), na Lousã, tendo sido um sucesso a vários níveis.

Realizado pela primeira vez em Portugal, este Simpósio contou com a presença de cerca de 100 participantes, provenientes de 14 países da Europa, Ásia, Oceânia e América. Foram apresentadas 24 comunicações orais e 22 painéis, que constituíram um contributo bastante interessante para a investigação realizada actualmente sobre esta espécie que vai, aos poucos, assumindo um papel cada vez mais importante no panorama faunístico, ecológico, económico, cultural e social do nosso país e da grande maioria dos países onde ocorre. Uma das mais importantes conclusões foi, aliás, o reconhecimento da necessidade de coordenar esforços no sentido de colmatar falhas no conhecimento da biologia da espécie e, consequentemente, promover uma gestão sustentada que integre contribuições de biólogos, veterinários, gestores florestais, técnicos da administração central e local, políticos, economistas, sociólogos, gestores de caça, agricultores e caçadores.

Sendo um dos grandes mamíferos que possui actualmente uma distribuição bastante alargada por todo o mundo, o javali constitui uma espécie muito relevante nos nossos ecossistemas. O aumento generalizado das suas populações tem conduzido a uma crescente importância desta espécie nos ecossistemas que ocupa, nomeadamente devido aos estragos que provoca nas culturas agrícolas, pelo impacto que provoca em algumas comunidades vegetais e animais, como presa natural de alguns carnívoros e aves de rapina ameaçadas e, algumas delas, em vias de extinção, como agentes de transmissão de doenças ao Homem e como espécie cinegética na maioria dos países onde ocorre.

Os três workshops realizados no âmbito do simpósio foram também bastante participados, tendo sido discutidas questões relacionadas com as perspectivas futuras no estudo da espécie, marcação e seguimento de vertebrados usando as mais recentes técnicas de radio-tracking e, ainda, questões relacionadas com o estatuto e a gestão do javali em Portugal. Neste último, foram apresentados os resultados finais do projecto "Estudo Estratégico para a Avaliação do Impacto do Período Venatório no Ciclo Reprodutivo do Javali", tendo sido sugeridas algumas alterações regionais ao calendário venatório deste ungulado, tal como medidas de gestão mais adequadas à situação actual desta espécie no nosso país.
 
 

Departamento de Biologia vai manter informação on line sobre o javali

Seguindo a recomendação dos participantes, o Comité Organizador anunciou, na sessão de encerramento, a conversão do site oficial do simpósio (www.wild-boar.org) em "ponto de encontro" e fórum dos investigadores que trabalham nesta espécie, bem como a sua manutenção "on-line". Para além de uma lista de investigadores actualizada, com indicação de moradas, endereços de e-mail, instituições e países, este site terá informações relativas aos vários projectos relacionados com a espécie em curso por todo o mundo, uma lista, actualizável regularmente, de publicações científicas, e um espaço para discussão e troca de ideias entre investigadores, entre outras.

Assim sendo, a informação existente e a publicar sobre javali será coligida, organizada e disponibilizada "on-line" por investigadores do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, que assume, desta forma, um papel fulcral no contacto entre investigadores, durante os próximos dois anos.

O sucesso do simpósio, bem patente nos vários registos do "Guest Book" e nas diversas mensagens recebidas, não se ficou apenas pela vertente científica, mas também pelo diversificado programa social e cultural oferecido aos participantes na vila e na Serra da Lousã.

O 4º Simpósio Internacional de Javali foi organizado conjuntamente pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Câmara Municipal da Lousã e Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral e foi apoiado por várias entidades, tais como o Governo Civil de Coimbra, a Direcção Geral das Florestas, a Região de Turismo do Centro, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Departamento de Biologia da Universidade do Minho, a Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses e o Clube de Monteiros do Norte, às quais o Comité Organizador manifesta o mais profundo agradecimento por todo o empenho demonstrado e que contribuíu para o pleno sucesso deste simpósio.

O 5º Simpósio Internacional sobre o javali terá lugar na Polónia, na cidade de Cracóvia, em Setembro de 2004, e será organizado pelo Instituto de Investigação em Vida Selvagem da Universidade Jagiellonian.
 

O Comité Organizador foi constituído por: Amadeu Soares, Carlos Fonseca e António Luís, do Departamento de Biologia da U.A.