Um dos objectivos primordiais desta Newsletter e a principal razão que nos levou à sua criação é a divulgação das actividades levadas a cabo pelo Departamento de Biologia enquanto instituição e pelas pessoas que dele fazem parte.

Desta forma, destacamos:

 

- Biologia na Noite está a marcar a agenda cultural em Aveiro:Biologia na Noite

É já um sucesso o Ciclo de Conferências  Biologia na Noite. Esta actividade, a decorrer no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, prolonga-se até 3 de Junho, e é uma organização conjunta do Departamento de Biologia e da Câmara Municipal de Aveiro.

O principal objectivo é levar a conhecer e discutir temas de natureza científica duma forma inovadora e agradável, num evento de carácter simultaneamente cultural, científico e lúdico onde se  misturam "reagentes" como conferências interessantes com música de qualidade tocada ao vivo em ambiente descontraído.

A afluência de espectadores às duas conferências realizadas até agora provou a validade desta nova fórmula de divulgar a ciência uma vez que se tem obtido, até agora , a plateia praticamente repleta.

 

- Biorede vence prémio multimédiaPrémio multimédia

O site da Biorede foi o Vencedor do Grande Prémio do Júri e da categoria Criatividade e Inovação do Prémio Nacional Multimédia de 2001.

 

 

- Navio Oceanográfico em Aveiro

Navio Oceanográfico

Está a decorrer desde  9  de Maio e prolonga-se até  27  ao largo de Aveiro, a bordo do navio Noruega, uma campanha de obtenções de dados biológicos e hidrológicos integrada no Projecto ProRecruit. Este projecto, liderado pelo Prof. Henrique Queiroga, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integra cerca de trinta investigadores e estudantes das Universidades de Aveiro, Lisboa e Évora e do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar.

 

O Projecto ProRecruit tem como objectivo compreender como actua o controle atmosférico e oceanográfico dos mecanismos de dispersão de larvas e de recrutamento em populações litorais de caranguejos e de cracas. As espécies alvo deste estudo são representativas de grupos de espécies com elevado interesse económico e constituem bons modelos biológicos para a investigação destes processos. Espera-se que este projecto contribua para a compreensão dos factores que controlam a variabilidade da densidade populacional de espécies com interesse económico, de modo a desenvolver estratégias de gestão destes recursos.

 

O Noruega, propriedade do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar, é um dos principais navios de investigação oceanográfica portugueses. Durante este cruzeiro, no qual participarão investigadores e técnicos da Universidade de Aveiro, serão colhidas amostras de plâncton que possibilitarão a descrição da distribuição horizontal das larvas das espécies em estudo, bem como da variação temporal da sua distribuição vertical. Serão também feitas medições de salinidade, temperatura e direcção e velocidade da corrente, de modo a descrever a relação entre a circulação atmosférica, a estrutura tridimensional da massa de água e a direcção e intensidade das correntes. Os dados obtido serão utilizados para o desenvolvimento de modelos conceptuais e numéricos dos processos de transporte e dispersão das larvas.

 

Aconteceu...

- Uma Questão de Chá: Departamento de Biologia foi ao Museu de Aveiro

Na senda do CháNa senda do Chá 2

nota: para ver as imagens no seu tamanho original por favor carregue nelas (uma nova janela será aberta)

Dentro de uma lógica de actividades de extensão e de aberturas a entidades externas à própria U.A., o Departamento colaborou com o Museu de Aveiro na organização de uma tarde temática sobre a Botica Conventual as Mezinhas e os Chás.

Um grupo de convidados visitou a Botica que tem servido de base a um trabalho dos serviços educativos do Museu de Aveiro a que se se seguiu uma prova de chás animada com uma explicação científica sobre o tema (intitulada Na Senda do Chá) a cargo da responsável pelo Herbário, Dr.ª Rosa Pinho.

 

- I Simpósio de pós-Graduação em Biociências

Durante os dias 29 e 30 de Abril decorreu, no complexo pedagógico da Universidade de Aveiro, o I Simpósio de pós-Graduação em Biociências. Esta actividade, promovida pelo Departamento de Biologia, permitiu aos alunos de pós-graduação do Departamento a apresentação e discussão dos seus trabalhos.  Este simpósio provou ser uma excelente oportunidade para o treino da capacidade oral dos participantes, troca de experiências e debate de ideias.

 

- Bioinformática 2002Bioinformática 2002

A Universidade de Aveiro acolheu, entre 13 de Março e 17 de Abril, um ciclo de conferências sobre uma das mais interessantes e inovadoras áreas de investigação da actualidade: a bioinformática. Esta iniciativa foi levada a cabo por um grupo de estudantes dos Departamentos de Biologia e de Electrónica e Telecomunicações e contou com o apoio da Reitoria da Universidade de Aveiro, dos Departamentos de Biologia, Electrónica e Telecomunicações, Matemática, Física, e ainda do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro, dos Serviços de Acção Social e do BioNúcleo da AAUAv.

O ramo científico da bioinformática encontra-se na fronteira da multidisciplinaridade científica e integra competências de muitas disciplinas, sendo uma das formas mais potentes de tratamento e análise de dados biológicos, bioquímicos e biofísicos, já que para tal recorre à combinação de métodos e técnicas oriundas da matemática, da estatística e das ciências computacionais.

Durante as cinco conferências participaram muitos dos mais distintos cientistas portugueses que trabalham nesta área e que proferiram conferências que vão desde a modelação molecular, de sistemas imunológicos e de sistemas ecofisiológicos até à análise de sequências de DNA, entre outras.

 

- Visita de Escolas

Registámos as seguintes visitas:Visita de escolas

- 6 de Março, um grupo de alunos do 12º ano da Escola Dr. Manuel Laranjeira foram recebidos no Laboratório de Biotecnologia Vegetal pela Prof. Doutora Conceição Santos, pelo Eng. Armando Costa e no Herbário pela Dra. Rosa Pinho.

-No dia 18 de Março, a Prof. Doutora Adelaide Almeida recebeu no Laboratório de Microbiologia um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária/3 de Barcelinhos que também visitou o Herbário. 

- 17 de Abril- visita da Escola Secundária Alves Martins – Viseu (42 alunos do 10º ano) .Foram recebidos pelo Prof. António Calado – Algas; Pela Prof. Helena Silva – Briófitos e  pela Dra. Rosa Pinho – Herbário.

- 17 de Abril – visita da Escola Básica nº 1 da Glória- Aveiro: 22 alunos recebidos pela Prof. Ana Rodrigues e colaboradores.

 -18 de Abril – Visita da Escola Básica 2,3 de Passos José – Guifões: 25 alunos do 8º ano visitaram o Herbário e contactaram com o Laboratório de Genética onde a Prof. Ângela Cunha evidenciou as sempre interessantes mutações de Drosophylla.

 

- Expedição Botânica a Porto SantoMathillo madeirense

 

Entre os dias 21 e 28 de Março, deslocaram-se a Porto Santo dois elementos do Departamento de Biologia, Rosa Pinho e Armando Costa. Esta deslocação decorreu no âmbito do Projecto: Reflorestação da Ilha de Porto Santo usando plantas autóctones regeneradas in vitro e adaptadas a stress hídrico (Projecto Rei), coordenado pela Prof. Doutora Conceição Santos.

Além de colheitas de  plantas superiores da flora local, nomeadamente endémicas  como a  Saxifraga portosanctana, planta com habitat muito restrito e de difícil acesso, a missão recolheu amostras de pólen para  trabalhos de microscopia  e de solos  em diversos pontos da ilha, diferentes elementos de estudo para uma nova fase de reflorestação  utilizando plantas autóctones e não somente o Cupressus macrocarpa e o Pinus halepensis, espécies utilizadas em anteriores tentativas mal sucedidas de  reflorestação.

 

- Participação em eventos

O Dr Carlos Fonseca participou nas Primeiras Jornadas Internacionais de Cinegética, realizadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos dias 12 e 13 de Abril. Nesta actividade, organizada pela Associação Portuguesa de Engenheiros Zootécnicos (APEZ), foram abordados os mais variados aspectos relacionados com a actividade cinegética no nosso país e na vizinha Espanha.