<% Sub DrawMain() %>

 

 

Nota Prévia

Se é verdade que em Ciência o que não se publica não existe, também o que não se divulga é ignorado, por muito de esforço e de valor que as iniciativas tenham. Desta forma simples damos início à publicação deste boletim, exclusivamente electrónico, que pretende informar e retratar a vida do Departamento de Biologia. Para que este objectivo global seja minimamente alcançado será necessária a colaboração de todos os que fazem o dia-a-dia deste Departamento, através do envio das suas sugestões, críticas e informações para os editores.

A existência de um meio de comunicação como este não é, de todo, original. Muitos, quiçá todos, os melhores Departamentos de Biologia, as melhores Universidades internacionais, possuem uma newsletter deste tipo. Basta percorrer um pouco a web para o constatar. Pretende-se, sem grandes pretensiosismos, dar conta das inúmeras actividades desenvolvidas ao longo do tempo, que não se esgotam, de modo algum, no normal decorrer das aulas de formação inicial. As diferentes secções apresentadas poderão, também, ser enriquecidas com outras e evoluir com a publicação do boletim. Temos, ainda, consciência que o actual aspecto gráfico poderá não ser, presentemente, o melhor. Optou-se, mesmo assim, por evoluir caminhando. E para o início desta caminhada contámos com a colaboração entusiástica e voluntariosa de um grupo de estudantes, que formam a nossa actual equipa redactorial. Contamos, a partir de agora, com todos!

Os Editores

 topo

Eleições

No passado dia 20 de Fevereiro, tiveram lugar novas eleições para Presidente do Conselho Directivo para um mandato de 2 anos. Estas eleições surgiram na sequência do pedido de demissão do Doutor Amadeu Soares, conforme compromisso assumido aquando da sua eleição de forma a que, após novas eleições, o período de gestão dos novos CDs estivesse mais consentâneo com os prazos de gestão orçamental. A este novo sufrágio apresentaram-se explicitamente dois candidatos, Amadeu Soares e Marina Cunha, que obtiveram 24 e 14 votos, respectivamente, tendo-se registado 4 votos em branco. O Presidente do Conselho Directivo agora eleito aposta na consolidação da reforma curricular recentemente implementada, no fortalecimento de um "espírito de grupo do Departamento", uma maior abertura para o exterior, intra e extra paredes universitárias, captando mais e melhores estudantes e novas audiências e públicos pela divulgação da diversidade da Biologia e reforço da componente de pós-graduação.

As prioridades da nova gestão do Departamento, que foram pública e previamente anunciadas, são as seguintes: 

  • Colaborar activa e criticamente e no respeito das competências próprias de cada um, com os restantes órgãos de gestão; 

  • Implementar e apoiar a organização anual de um Simpósio de pós-graduação; 

  • Criar um Boletim do Departamento, de suporte exclusivamente electrónico, com o objectivo de dar conta periodicamente das notícias de interesse geral sobre a actividade departamental;  

  • Divulgar a Biologia à comunidade extra-universitária e com a participação da comunidade estudantil, organizando ciclos de conferências anuais, em horário pós-laboral e, sempre que possível, em colaboração com organismos externos (e.g. autarquias, escolas);  

  • Tempos de acção também podem –devem !?- ser de reflexão, pelo que deverá ser organizado um encontro de planeamento estratégico da Biologia para o próximo decénio, com a colaboração activa de biólogos internacionais de reconhecido mérito científico e universitário, através da realização de um workshop que produza um documento final escrito com os resultados e sugestões dessa reflexão;  

  • Levar a bom porto a transferência das actividades lectivas para a extensão do Departamento, aproveitando a consequente libertação de espaços para efectuar as necessárias obras de manutenção do edifício (e.g. reparação profunda dos sistemas de esgotos e eléctrico) e melhorar as condições de investigação de modo a que sejam oferecidas condições para o desenvolvimento de investigação internacionalmente competitiva, sem limitações de espaço e segurança laboratorial;  

  • Elaborar um contrato-programa com a reitoria, que contemple a manutenção da qualidade do ensino de graduação, a eventual criação de novos currícula e seus apoios, e o reforço das actividades de pós-graduação e de extensão do Departamento.

Em resultado destas eleições, o Presidente escolheu a sua equipa de gestão do Departamento, que ficou assim constituída:  

  • Presidente do Conselho Directivo: Doutor Amadeu Soares;  

  • Vogais do Conselho Directivo: Doutora Conceição Santos (que substituirá o Presidente nas suas ausências) e Licenciado Élio Ventura. 

  • Directora de Curso de Biologia: Doutora Paula Gonçalves*;  

  • Directora de Curso de Ensino de Biologia e Geologia (por parte do Departamento de Biologia): Doutora Lourdes Pereira*;  

  • Director para a Pós-Graduação: Doutor Manuel Santos*;  

  • Coordenador para a Formação Inicial: Doutor Fernando Gonçalves*;  

  • Adjuntos do CD para a Informatização, Novas Tecnologias e Ensino à Distância: Doutores António Nogueira e Henrique Queiroga;  

  • Adjuntos do CD para as Relações Externas: Mestre Luís Souto e Licenciada Rosa Pinho (com o pelouro específico das Relações com as Escolas do Ensino Básico e Secundário). Assinalados com * encontram-se as nomeações que foram sujeitas a ratificação pela Comissão Científica do Departamento.

 topo

O Que Se Vai Publicando...

Pretende-se informar regularmente sobre as publicações, de índole estritamente científico, de divulgação científica, didácticas e outras, dos elementos do Departamento. 

 topo

Livros

O Doutor Eduardo Rebelo e a aluna de doutoramento Lúcia Pombo, ambos do Departamento de Biologia, publicaram o livro Os Peixes da Ria de Aveiro. O livro foi editado pela Câmara Municipal de Aveiro, e o lançamento teve lugar no passado dia 2 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal. A apresentação da publicação esteve a cargo do Prof. Paulo Santos, da Universidade do Porto, que vincou o grande contributo desta obra para a divulgação do património natural aveirense.

 topo

Um Departamento Aberto...

As unidades orgânicas da Universidade de Aveiro abrem as suas portas em, pelo menos, dois momentos no ano: no Dia Aberto da Universidade e na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia. Como se irá constatar com a publicação deste boletim, o Departamento de Biologia é frequentemente solicitado para receber visitas, os seus elementos são convidados para proferir palestras em Escolas do Ensino Básico e Secundário, etc. Como parte integrante das suas actividades científicas, o Departamento é também regularmente visitado por cientistas de outras instituições, nacionais e internacionais. De tudo isto daremos conta nesta secção. 

 topo

Visitas de Escolas

Dia 8 de Fevereiro estiveram de visita ao Departamento 54 alunos do 12º ano da Escola Santa Maria do Olival - Tomar. Luis Souto, Conceição Santos e Armando Costa orientaram a visita centrada nos objectivos da investigação nas áreas de Genética e Biotecnologia Vegetal, respectivamente.

No dia 20 do mesmo mês, 14 alunos do 11º ano da Secundária Fontes Pereira de Melo - Porto realizaram uma visita de estudo ao Microscópio Electrónico de Varrimento, orientada pela Dr.ª Violante Gomes, e ao laboratório de Biotecnologia Vegetal, orientados pelo Eng.º Armando Costa e pela Doutora Conceição Santos.

 topo

Visitas de Investigadores

Também no dia 20 estiveram no Herbário os investigadores Dra Maria López Rivas e Dr Miguel A. Gómez Valverde, do Laboratório de Botánica da Facultad de Farmacia da Universidad de Santiago de Compostela. A visita decorreu no âmbito do projecto “Aplicação de sistemas de informação geográfica (GIS) ao estudo da flora ameaçada e endémica da Galiza: cartografia, valorização de seus habitats e conservação”.

A convite do Doutor Edgar Cruz e Silva, coordenador do Centro de Biologia Celular, esteve no Departamento a Doutora Ellen Silbergeld, da Universidade de Maryland . Ellen Silbergeld é professora de Epidemiologia,Patologia e Toxicologia e Directora do 'Program of Human Health and the Environment' da mesma universidade. É ainda 'Adjunct Professor of Environmental Health Sciences and Health Policy and Management' da Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health, e 'Affiliate Professor of Environmental Law' da University of Maryland Law School. A Doutora Silbergeld proferiu uma palestra sobre os "Efeitos imunológicos do mercúrio".

O Dr. Kenneth Mann, Research Scientist Emeritus do Department of Fisheries and Oceans do Governo do Canadá, com uma longa carreira dedicada às Ciências do Mar proferiu no dia 25 de Fevereiro, uma conferência com o título Why Fish Stocks Fluctuate Wildly, in Spite of our Best Efforts. Esta conferência surgiu no âmbito do Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras.

 topo

Pós-Graduação

Está em preparação o 1º Simpósio de Pós-Graduação em Biociências, organizado pelo Departamento. O período de inscrição e submissão de abstracts termina no dia 30 de Março. Mais informação pode ser consultada em http://www.bio.ua.pt/simposium/index.html

 topo

Bioinformática 2002

Em Março, dias 13 e 20, e Abril, dias 3 , 10 e 17 irá decorrer, promovido pelo BioNúcleo e com o apoio do Departamento de Biologia, um oportuno Ciclo de Conferências intitulado Bioinformática 2002. O endereço para contacto é bioinformatica2002@gmx.net

 topo


Editores: Amadeu Soares e Luis Souto
Equipa Redactorial: Filipe Lascasas, Luis Reis, Sara Barrios, Belmiro Vilela e Joana Damásio 
Contacto para sugestões ou informações: lsouto@bio.ua.pt

 

<% End Sub %>