Licenciatura de 4 anos Lectivos
O curso visa fornecer a informação adequada que permita aos alunos realizar a aprendizagem das matérias que vão leccionar, os conteúdos básicos da Biologia e Geologia e das Ciências da Educação que fundamentem a sua actuação como professores.
Através da Prática Pedagógica (estágio curricular nas escolas) pretende-se ainda que os alunos vão progressivamente tomando contacto com o seu futuro meio de acção e com os problemas concretos da sua futura profissão, dando-lhes um sentido da aplicação prática da formação teórica que receberam durante o curso.
Os licenciados em Ensino de Biologia e Geologia estão habilitados fundamentalmente à docência de Biologia e Geologia no Ensino Secundário e no 3º Ciclo do Ensino Básico. Poderão ainda desempenhar actividades associadas à edição de livros, materiais didácticos e multimédia, à divulgação das ciências naturais e à educação ambiental, à promoção do património geológico e parques naturais e turismo ecológico.
O Plano de Estudos abaixo descrito aplica-se ao 1º ano do curso a partir do ano lectivo de 2001-2001 e aos restantes anos a partir do ano lectivo de 2002-2003.
1º Ano | |||||
Semestre |
Área/ |
Disciplinas |
H|S |
U.C. |
ECTS |
1º |
M | Matemática I | 2|3|0 | 4.0 | 7,0 |
F | Física Geral | 3|1|2 | 4.5 | 7,5 | |
Q | Química Básica | 2|1|2 | 3.5 | 5,5 | |
B | Biologia I | 2|0|2 | 3.0 | 5,5 | |
I | Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação | 1|0|3 | 2.0 | 4,5 | |
2º |
M | Matemática II | 2|3|0 | 4.0 | 7,0 |
Q | Química Biorgânica | 2|1|3 | 4.0 | 8,0 | |
B | Biologia II | 2|1|2 | 3.5 | 7,0 | |
GEO | Geologia Geral | 2|1|4 | 4.0 | 8,0 |
2º Ano | |||||
Semestre |
Área/ |
Disciplinas |
H|S |
U.C. |
ECTS |
1º |
B | Bioestatística | 2|2|0 | 3.5 | 5,5 |
B | Bioquímica e Metabolismo I | 3|0|2 | 4.0 | 6,5 | |
B | Biodiversidade I | 3|0|2 | 4.0 | 6,5 | |
GEO | Cristalografia e Mineralogia | 2|0|4 | 3.5 | 6,5 | |
GEO | Geodinâmica | 2|0|2 | 3.0 | 5,0 | |
2º |
B | Biologia Celular | 3|0|2 | 4.0 | 7,0 |
B | Biodiversidade II | 3|0|2 | 4.0 | 6,5 | |
B | Biologia de Campo | 0|0|3 | 1.0 | 4,0 | |
GEO | Petrologia | 3|1|3 | 5.0 | 8,5 | |
GEO | Geologia de Campo | 0|0|2 | 1.0 | 4,0 |
3º Ano | |||||
Semestre |
Área/ |
Disciplinas |
H|S |
U.C. |
ECTS |
1º |
B | Microbiologia | 2|0|2 | 3.0 | 5,0 |
B | Fisiologia Animal | 3|0|2 | 4.0 | 7,0 | |
GEO | Geoquímica | 2|0|3 | 3.0 | 6,0 | |
CE | História e Filosofia da Educação | 2|2|0 | 3.5 | 6,0 | |
CE | Sociologia da Educação e da Escola | 2|2|0 | 3.5 | 6,0 | |
2º |
B | Genética | 2|0|2 | 3.0 | 6,0 |
B | Fisiologia Vegetal | 3|0|2 | 4.0 | 7,0 | |
GEO | Estratigrafia e Paleontologia | 2|0|2 | 3.0 | 6,0 | |
CE | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 2|2|0 | 3.5 | 6,0 | |
* | Opção Livre | 3.0 | 5,0 |
4º Ano | |||||
Semestre |
Área/ |
Disciplinas |
H|S |
U.C. |
ECTS |
1º |
B | Ecologia I | 3|0|3 | 4.0 | 7,5 |
B | Evolução Biológica | 2|0|0 | 2.0 | 4,0 | |
GEO | Recursos Geológicos | 3|0|3 | 4.0 | 7,5 | |
DTE | Tecnologia Educativa em Ciências | 1|0|3 | 2.0 | 5,0 | |
DTE | Didáctica da Biologia e Geologia I | 2|0|2 | 3.0 | 6,0 | |
2º |
B | Biologia Humana e Saúde | 3|0|0 | 3.0 | 5,0 |
B | Ecologia II | 3|0|3 | 4.0 | 7,5 | |
GEO | Geologia Regional | 2|0|3 | 3.0 | 5,5 | |
DTE | Didáctica da Biologia e Geologia II | 2|0|2 | 3.0 | 6,0 | |
CE | Organização e Observação Escolar | 2|0|2 | 3.0 | 6,0 |
5º Ano | |||||
Semestre |
Área/Sub-Área |
Disciplinas |
H|S |
U.C. |
ECTS |
1º |
ENS | Seminário (anual) | 8 | ||
ENS | Prática Pedagógica (anual) | 24 | |||
2º |
ENS | Seminário (anual) | 8 | 8 | 15 |
ENS | Prática Pedagógica (anual) | 24 | 24 | 45 |
* Opção Livre - qualquer área
H/S
A carga horária semanal das actividades lectivas distribui-se por aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e práticas (P). Para os alunos do 1º ano é obrigatória a frequência de pelo menos dois terços das aulas teórico-práticas e práticas.
UC
Os cursos da UA estão organizados num sistema de unidades de créditos (UC), que atribui uma determinada valoração a uma disciplina. Este sistema condiciona o número de disciplinas a que um aluno se pode inscrever, bem como o número de disciplinas que pode deixar em atraso em cada ano curricular.
O cálculo da média final de curso é também condicionada pelo sistema de créditos, uma vez que a classificação de cada disciplina é ponderada pelo respectivo peso em unidades de crédito.
ECTS
O ECTS é um sistema europeu de transferência de créditos que possibilita aos alunos que participam em planos de mobilidade em universidades estrangeiras o reconhecimento imediato das disciplinas aí concluídas.
Condições necessárias à concessão do grau de
Licenciatura
Áreas científicas e distribuição em unidades de crédito (UC/ECTS):
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
UC/ECTS |
- (B) Biologia | 54,0/97,5 |
- (GEO) Geociências | 29,5/57,0 |
- (M) Matemática | 8,0/14,0 |
- (F) Física | 4,5/7,5 |
- (Q) Química | 7,5/13,5 |
- (I) Informática | 2,0/4,5 |
- (CE) Ciências da Educação | 13,5/24,0 |
- (DTE) Didáctica e Tecnologia Educativa | 8,0/17,0 |
- (ENS) Ensino | 32,0/60,0 |
ÁREAS CIENTÍFICAS OPTATIVAS | |
- Qualquer Área | 3,0/5,0 |