Uma formação de
2º ciclo deve ter uma muito forte componente prática. Embora não se
excluam aulas teóricas tradicionais, mais de 80% das disciplinas têm
um cariz teórico-prático e prático, podendo o ensino ser ministrado
na forma
de análise de problemas ou de estudos de caso. Esta metodologia é
propiciada pelo carácter obrigatório das aulas teórico-práticas e
das aulas práticas, sendo também facilitada pela redução do número
de estudantes por turma, que em ensino de segundo ciclo não deverá
ultrapassar os 15 estudantes. A existência de disciplinas
específicas de campo e de laboratório permite ao formando adquirir
e/ou aperfeiçoar as competências necessárias para a área específica
de conhecimento. As disciplinas de seminário têm como objectivo
básico treinar o estudante nas várias técnicas de apresentação e
comunicação da ciência, através de apresentações orais obrigatórias
do seu trabalho no simpósio de pós-graduação e de apresentações em
simpósios ou congressos, na forma oral ou de painéis. Haverá,
também, uma componente de ensino à distância, em todas as
disciplinas.