Universidade de Aveiro
  Departamento de Biologia
  Estágio:  «Genética Forense...do local do crime ao laboratório»
Índice

Electroforese

A Eletroforese, é uma técnica que se baseia na separação de partículas num determinado gel de acordo com a sua massa e carga..

A eletroforese pode ser utilizada para a separação de diversas moléculas orgânicas, como lipoproteínas, proteínas, RNA e DNA. O princípio da eletroforese utilizada para separação de DNA baseia-se na carga negativa de uma fita de DNA. Portanto, iões livres , moléculas de DNA ou fragmentos de DNA em uma solução podem ser separados aplicando–se uma certa voltagem. No final do processo as cadeias de DNA estarão próximas ao catodo (positivo), que atrai, devido à polaridade, moléculas de carga negativa. O gel de poliacrilamida forma uma malha constituida por uma rede de polímeros que permite a migração de moléculas. Moléculas de menor peso molecular terão mais facilidade em atravessar a malha do gel, posicionando-se assim mais próximas do catodo; enquanto as moleculas com maior peso apresentam maior dificuldade e posicionam-se mais próximas do anodo. A distância que o fragmento percorreu a partir do ponto de aplicação é comparada com a distância que outros fragmentos de tamanhos conhecidos percorreram no mesmo gel..

Existem dois modelos básicos de eletroforese: Baseada em géis de agarose ou em géis de poliacrilamida. As duas substâncias formam tramas de poros de tamanhos variáveis, possibilitando a separação dos fragmentos, que terá a sua eficiência dependente da concentração do polímero e da intensidade da voltagem e amperagem aplicada.