Programa

Todos os eventos da edição de 2004 da Biologia na Noite.

Oradores

Conheça um pouco mais sobre os oradores.

Bandas

Saiba quem preenche o espaço musical...

Fotografias

Momentos registados pelas câmaras!

Prof. Sobrinho Simões

Manuel Coimbra Sobrinho Simões nasceu no Porto em Setembro de 1947.

Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1971 com a classificação de 19 valores. Especializou-se em Anatomia Patológica cinco anos depois com a classificação de 20 valores. Doutorou-se em Patologia na Faculdade de Medicina do Porto em 1979. Fez o pós-doutoramento em 1979/1980 no Instituto de Cancro da Noruega.

É Professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina do Porto e Chefe de Serviço no Hospital de S. João desde 1988. Dirige o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) desde a sua criação em 1989. É, desde 1990, Professor Adjunto de Patologia e Biologia Celular do Jefferson Medical College da Universidade Thomas Jefferson de Filadélfia.

Colaborou na criação do Programa de Doutoramento em Biologia Básica e Aplicada da Universidade do Porto e dos Mestrados em Oncobiologia, Medicina Molecular e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina. Foi Professor Visitante ou Cientista Convidado em cerca de 30 Universidades ou Institutos de Cancro da Europa, E.U.A., América Latina, Ásia e África.

Orientou mais de 20 Teses de Doutoramento em Medicina ou Biologia Humana realizadas em Portugal, em vários países europeus e no Brasil.

Foi co-autor de 20 livros entre os quais se salientam "Ultrastructural Pathology", publicado em 1990 pela Hemisphere e traduzido em 1995, para japonês, pela Nishimura; o Handbook "Comprehensive Tumour Terminology" publicado pela União Internacional Contra o Cancro em 2000; e o WHO Blue Book sobre "Endocrine Tumours" a publicar pela Organização Mundial de Saúde em 2003.

Realiza trabalho de consultadoria diagnóstica para dezenas de Hospitais e Institutos de Cancro da Europa, E.U.A. e Brasil.

É membro do Conselho Editorial de 12 revistas internacionais de Oncologia e Patologia. Desempenha cargos directivos na Sociedade Europeia de Patologia desde 1985. Na qualidade de Presidente da Sociedade criou, a divisão de Moscovo da Escola Europeia de Patologia em 1999, organizou o 1º Congresso Intercontinental de Patologia em 2000 e presidiu ao XVIII Congresso Europeu de Patologia que se realizou em Berlim em Setembro de 2001.

É membro dos Conselhos Científicos da Escola Europeia de Patologia, do Curso Europeu de Patologia Celular e da Associação Europeia de Prevenção de Cancro. Pertence ao Comité Redactorial da Associação de Directores de Patologia Cirúrgica dos E.U.A. e tem servido como consultor de Patologia Molecular do American Board of Pathology.

É sócio honorário da Academia de Ciências Médicas da Catalunha, Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Espanhola de Anatomia Patológica, Circulo Médico de Córdoba e Faculdade de Medicina da Universidade de Henan.

Representa ou representou Portugal em várias organizações científicas internacionais. É membro do Conselho Editorial do Boletim da Universidade do Porto desde a sua fundação. Foi membro do Conselho Consultivo da PORTO 2001 e co-organizou o Programa "Os Outros em Eu" NO Porto - Capital Europeia da Cultura.

Recebeu ao longo da sua carreira diversos prémios nacionais e internacionais. Destaca o Prémio Bordalo de 1996, atribuído ao seu Grupo de Investigação, o Prémio Seiva - 2002 e o Prémio Pessoa - 2002. Recebeu também algumsa condecorações e a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa.